Notícias

POR UMA MATERNIDADE DESOBEDIENTE

Nota do Sintufs para o Dia das Mães

Data de Publicação: 10/05/2020

MENSAGEM DO SINTUFS ÀS MÃES

O Sintufs deseja a todas as mães da UFS, do Brasil, do mundo, que possam ter o direito a exercer uma maternidade desobediente, ou seja, uma maternidade em que a mulher tenha o direito a exercer sua liberdade, a reivindicar e ter responsabilidades compartilhadas, a dar o seu melhor sem ser cotidianamente subjugada, culpabilizada e hostilizada por todas suas ações; que a maternidade possa ser encarada como um direito de escolha da mulher, sem imposições e sem culpa.

Nossa enorme admiração a vocês mães! Que possamos exercitar o movimento de desconstruir e construir ações e narrativas que fortaleçam os direitos das mulheres e o direito à maternidade segura e livre. E, sobretudo, nessa época tão particular, diante da atroz pandemia que nos assola, nosso desejo e luta para que as mães trabalhadoras da saúde possam voltar a conviver com seus filhos e filhas de forma natural, sem isolamento, sem perigo de contaminação, com esta batalha vencida e todos os direitos assegurados.

Feliz dia das mães!

SINTUFS NA LUTA JUNTO COM AS TRABALHADORAS DA UFS, NA DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER E PELO DIREITO À MATERNIDADE DESOBEDIENTE!

São Cristóvão, 10 de maio de 2020

Coordenação Executiva do Sintufs

Gestão "Somos a Resistência: a luta continua" ( 2019-2020)

OBS: O conceito de "mãe desobediente" foi formulado pela escritora feminista Esther Vivas, e tomado como mote desta nota.