Notícias

TELETRABALHO COM DIREITOS

Assembleia quer retirada do PGD do Consu

Data de Publicação: 22/09/2022

Categoria reivindica maior diálogo e esclarecimento sobre Plano que estabelece Teletrabalho na UFS

Na manhã desta quinta-feira (22), as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal de Sergipe se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária. Após um longo debate com o conjunto da categoria a plenária definiu, por maioria, pela solicitação de retirada da minuta do Plano de Gestão de Desempenho (PGD) da pauta do Conselho Superior da UFS, convocada para a tarde da desta segunda-feira (26).

O projeto estabelece uma série de diretrizes para Gestão e Desempenho para instituição e afeta diretamente a rotina de trabalho da categoria, com destaque para a regulamentação do Teletrabalho.

TELETRABALHO COM DIREITOS E DIÁLOGO

De acordo com a minuta apresentada aos membros do Consu na tarde de quinta-feira (21), o projeto não prevê qualquer provimento para aquisição de equipamentos de trabalho – como cadeiras ergométricas, notebook e pacote de dados, não estabelece critérios para definir quem estaria apto para o teletrabalho, além de não garantir o amplo debate junto da categoria.

Não somos contra o teletrabalho, mas não queremos que ele seja implementado de forma a prejudicar a categoria”, afirmou Gentil Melo, coordenador Geral do SINTUFS. Também foi pontuado na plenária a ausência do relatório da implementação piloto no STI, em caráter experimental.

Clerton Rocha, servidor do Campus Glória e representante da categoria no Consu, pontuou preocupações em torno da tramitação do Processo 28.611/2022. “Das 60 emendas propostas inicialmente, 37 foram rejeitadas e 7 foram aceitas parcialmente. A categoria não foi chamada para uma discussão mais ampla da minuta e não dá pra passar algo que mexerá tanto com nosso trabalho ser aprovado deste tanto”, pontuou.

O processo tramita em regime de urgência, o que significa que apenas as emendas apresentadas estarão em discussão. Para acessar a proposta de Minuta apresentada incialmente, clique aqui. Para ler o relatório das emendas, clique aqui.

TODOS AO CONSU NA SEGUNDA-FEIRA (26)

A assembleia aprovou por unanimidade uma grande mobilização em direção à Sala dos Conselhos do Campus São Cristóvão, onde ocorrerá a sessão presencial do Consu, a fim de dialogar com conselheiros e conselheiras. “Queremos a retirada de pauta para ampliar o debate e colocar questões cruciais para a nossa categoria, independente da adesão ou não ao Teletrabalho”, afirmou Gentil.

A reunião terá início às 14h30 de segunda.