Notícias

ATO

Protesto no aeroporto de Brasília marca encerramento da reunião do Fonasefe

Data de Publicação: 05/02/2018

O Sintufs esteve presente em uma manifestação realizada na manhã de segunda, dia 5, no aeroporto de Brasília para pressionar os parlamentares que retornavam ao trabalho após o recesso a votarem contra a reforma da previdência. A atividade, que contou com a adesão da Fasubra e das entidades de sua base, foi organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), movimentos sociais da cidade e do campo.

A ato marcou o desfecho da reunião ampliada do Fonasefe, que debateu a conjuntura e estratégias de enfretamento ao desmonte do serviço públicos e dos direitos da classe trabalhadora (clique aqui e aqui para ler matérias no site da Fasubra). Entre as importantes deliberações, ficou definida a data de 19 de Fevereiro como Dia Nacional de Lutas em virtude da data em que o governo pretende colocar a reforma da previdência em votação no plenário da Câmara dos Deputados.

Até essa data, uma intensa agenda de mobilizações, debates, plenárias e outras atividades deverá ser ter o empenho das entidades estaduais e em Brasília, para pressionar em especial os deputados para que se posicionem a favor do povo trabalhador que vem sofrendo com cortes intensos nos direitos sociais. 

Na tentativa desesperada de aprovar a reforma em fevereiro, o governo aposta nas barganhas com os parlamentares. Conforme o texto do projeto que deve ser apresentado pelo relator da reforma na Câmara, Arthur Maia (PPS-BA) nessa terça, dia 6, o tempo de contribuição para se aposentar subirá de 15 para 25 anos e a idade mínima dos homens para 65 anos e das mulheres para 62 anos a partir de 2022. Trabalhadores rurais, professores do ensino básico, polícias legislativa, federal, rodoviária, ferroviária e civil e os que praticam atividades prejudiciais à saúde teriam, conforme o projeto, idade mínima menor, após intensa pressão dos movimentos sociais.