Notícias

SEGURANÇA

Professor de Ciências Florestais denuncia furto no campus São Cristóvão

Data de Publicação: 16/07/2018

Um indignado professor do Departamento de Ciências Florestais (DCF) da UFS entrou em contato com o Sintufs para relatar mais um caso de furto nas dependências da instituição. Dessa vez, o caso aconteceu no dia 12 de julho, no campus São Cristóvão, onde o veículo do professor Cantídio Gouvea teve a fechadura violada e foram roubados os pertences e o pneu estepe. Entre os pertences, foi levada a mochila contendo vários equipamentos, como computador pessoal, HD externo, câmera fotográfica digital, livros, entre outros itens pessoais. 

De acordo com o professor, que é filiado ao Sindicato, o furto ocorreu no intervalo entre as 11h e as 13h, com o carro estacionado na área próxima ao prédio onde funcionava uma agência do Banco do Brasil, atual Divisão de Capacitação Docente e Técnica (DICADT). Ao retornar do almoço, para a aula que ministraria à tarde, Cantídio percebeu o ocorrido e imediatamente acionou o setor de segurança da universidade.

"Fiquei indignado com a vulnerabilidade da UFS, burocracia para tomada de providências junto as autoridades da casa e quanto ao prejuízos tanto materiais e com os dados gravados no computador, além de trabalhos já concluídos perdidos", lamenta o professor.

De acordo com ele, após diálogo com vários setores, inclusive PM e Polícia Federal, foi-lhe dito que essas ocorrências são cada vez mais corriqueiras em todo o campus da UFS. "O que me resta é correr atrás do prejuízo e das burocracias para o caso. Tudo isso é lamentável", diz, completando com a informação de que as imagens das câmeras de segurança do local seriam apuradas nessa semana na tentativa de elucidar o caso.

Este relato de furto acontece no contexto em que a comunidade acadêmica da UFS clama por mais segurança. Após diálogos com a Reitoria, ficou estabelecida a formação de um Comitê de Segurança incorporando os três segmentos da UFS - professores, técnicos e estudantes, além da própria administração da instituição - para formularem em conjunto e de forma democrática as soluções para essa questão.