Notícias

SINTUFS FEMINISTA

Sintufs se reúne com vice-reitora reivindicando avanço na pauta das mulheres

Data de Publicação: 02/08/2018

Após um ano da entrega da “Pauta de Reivindicações das trabalhadoras Técnico-administrativas da UFS”, produzida durante o evento da Semana de Luta contra Violência a Mulher, o SINTUFS reuniu-se na manhã de segunda, dia 30 de agosto, com a Vice-Reitora, Iara Campelo e sua assessora, Dilma Oliveira, para retomar essa discussão. Foi feito um balanço das medidas adotadas pela gestão da UFS referente às reivindicações das mulheres trabalhadoras da UFS, tendo havido um atendimento parcial de algumas demandas, como a criação de uma comissão para acompanhar os casos de denúncia de assédio sexual e moral na UFS e a efetivação dos exames periódicos com atenção às mulheres.

Ainda sobre a pauta de reivindicações e como parte do processo de articulações feitas pelo SINTUFS, DCE e DALEPE para o debate por creche na UFS, o Sintufs defendeu a importância do projeto da creche na nossa universidade - por ser ela uma demanda histórica, sobretudo, das mulheres que compõem a comunidade acadêmica da UFS. A vice-reitora demonstrou que há sensibilidade e interesse por parte da gestão em buscar as condições para viabilizar a concretização da proposta e se comprometeu a realizar reunião com a Prefeitura Municipal de São Cristóvão na tentativa de estabelecer parceria, conforme reivindicado pelo Sintufs. Reconheceu também a relevância da luta dos estudantes e trabalhadores da instituição (da qual vice-reitoria enquanto professora, outrora, também colaborou diretamente) em reavivar o debate por creche na UFS.

À soma desses esforços em aprofundar e ampliar a discussão sobre creche na UFS culminará na Audiência Pública sobre o tema no dia 9 de agosto às 14h no Auditório da ADUFS. A presença da vice-reitora representando a gestão da UFS já está confirmada. 

Convidamos a todos a participar das atividades de mobilização pela Creche Universitária e construir coletivamente mais uma luta permanente por direitos.