Notícias

CAMPANHA

MAIS VALE A SOLIDARIEDADE

Data de Publicação: 28/01/2019

Sintufs organiza campanha para doação de mantimentos às vítimas de Brumadinho (MG)

Frente ao crime e à lama, a solidariedade. A partir desta semana o Sintufs organiza uma campanha de solidariedade em apoio às vítimas do rompimento da represa de Brumadinho (MG), pertencente à empresa Vale na última sexta-feira (25). A campanha fora decidida na tarde desta segunda-feira (28) em reunião da Coordenação Executiva do sindicato, e vem para somar forças para a corrente de solidariedade que tomou o país desde o anúncio da violação socioambiental.

Até o momento foram contabilizados 60 mortos e cerca de 300 desaparecidos, além de centenas de famílias de trabalhadores que agonizam sob a lama de rejeitos de minério de ferro. O Sintufs conclama seu o corpo de filiados, parceiros e simpatizantes a doarem roupas, sapatos e produtos de higiene pessoal na sede do sindicato: Avenida João Alves Filho, nº 547, Jardim Rosa Elze. São Cristóvão, em horário comercial: 8h às 12h, de 14h ÀS 18h.   Aqueles que optarem por doação em dinheiro devem depositar as quantias na conta SOS BRUMADINHO, do Banco do Brasil: Agência 1669-1,  Conta 200-3. As agências dos Correios e da Caixa Econômica Federal também receberão doações, a Caixa comunica que o número da conta será divulgado nesta terça-feira (29).

QUANTO VALE A NOSSA VIDA?

Privatizada no governo Fernando Henrique Cardoso nos anos 90, a então Companhia Vale do Rio Doce contabiliza cerca de 12 “acidentes” desde que foi entregue à iniciativa privada, o mais grave ocorrido na cidade de Mariana em 2015, no leito do Rio Doce.   A Vale registrou somente no terceiro trimestre de 2018 lucro de 5,7 bilhões de reais. Trata-se de uma empresa que ostenta lucros astronômicos em benefício de grandes acionistas nacionais e estrangeiros. O Sintufs defende a intervenção no conselho executivo da empresa e bloqueio de suas contas, a fim de apurar os fatos, identificar as responsabilidades, indenizar corretamente as famílias e estabelecer ações de recuperação ambiental do da bacia fluvial e dos biomas afetados.