Notícias

NOTA PÚBLICA

Nota do Sintufs sobre consulta pública do Future-se

Data de Publicação: 07/08/2019

A Coordenação Executiva do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da UFS - Sintufs - orienta sua base a não participar da consulta pública sobre o programa Future-se, elaborada pelo Ministério da Educação. O Sintufs ressalta que o projeto foi construído de forma unilateral, sem discussão com nenhum setor da educação, pauta-se numa lógica mercadológica em detrimento à política pública, entregando a gestão e a autonomia universitária a Organizações Sociais financiadas por fundos de investimentos privados, não atendendo as necessidades mais básicas da educação pública superior no Brasil e depredando o patrimônio público.

Apesar disto, alegando incentivo a uma suposta participação social, o MEC disponibilizou um questionário em que constam apenas as opções "Totalmente claro", "Claro com ressalvas" e "Não está claro", evidenciando que a consulta visa apenas aspectos estruturais do texto, não tocando na essência política da proposta. Esta consulta, portanto, independente das respostas, daria ao MEC argumentos para validar o projeto sob o pretexto de diálogo com a sociedade através de uma suposta consulta democrática, o que percebemos não corresponder à realidade.

Ademais, o cadastramento para a referida consulta exige a informação do CPF e e-mail dos participantes, o que permitirá ao MEC saber exatamente quem são aqueles que se colocam contra este projeto nefasto para as IE´s no Brasil. O Sintufs tem buscado conhecer a fundo a proposta, participando das discussões na UFS e em âmbito nacional, bem como ajudando a pautar a resistência ao programa.

São Cristóvão, 7 de agosto de 2019

Coordenação Executiva do Sintufs

Gestão “Somos a Resistência” (2019-2020)