Notícias

COVID 19

Sintufs articula ações para garantia da saúde e integridade da categoria frente ao Coronavírus

Data de Publicação: 18/03/2020

A Coordenação Executiva do Sintufs vem tomando uma série de medidas no sentido de resguardar a categoria técnico-administrativa dos riscos presentes na pandemia do Covid 19 (Corona vírus).

Na última terça-feira (17), em audiência com o vice-reitor Valter Joviniano, foi discutida a edição da Portaria nº 241/2020, que constituiu um primeiro momento de previsão da suspensão das atividades não essenciais dos trabalhadores e trabalhadoras da UFS, uma vez que a nota de cancelamento das atividades acadêmicas presenciais – emitida pela Reitoria na última segunda (16) – não contemplava a categoria. Para acessar a Portaria nº 241/2020, clique aqui.

OCORRÊNCIA DE PONTO E SETORES NÃO CONTEMPLADOS

Já na tarde da ultima quarta-feira ( 18), em mais uma reunião com a administração da UFS, o Sintufs tratou dos serviços considerados essenciais e dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas, além dos setores que não estão contemplados na Portaria nº 241/2020.

A Coordenação do Sintufs solicitou da Reitoria a especificação dos setores e atividades que a administração considera essenciais, especificando o horário mínimo de trabalho para cumprir a função e que ocorra revezamento, solicitou o fechamento dos setores não essenciais, com trabalho domiciliar (home office/trabalho remoto). 

A administração da UFS comunicou que a INFRAUFS também está realizando um levantamento, e que elaborará documento próprio normatizando o indicativo de rodízio nos setores essenciais. Foi solicitado que a Progep lance ocorrência no ponto biométrico, para que não fique a cargo dos chefes.

TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO HU

Em relação aos Hospitais Universitários, foi solicitado o fechamento do ambulatório, suspensão de consultas, exames e cirurgias eletivas e revezamento para os setores essenciais, bem como apresentação do Plano de Ação e treinamento dos trabalhadores e trabalhadoras.

A Declaração de Orientações Gerais para trabalho nos HU/Ebserh não prevê o fechamento dos ambulatórios, vide um acordo firmado com a Prefeitura de Aracaju, que estaria pressionando para manter o serviço de ambulatório. O Sintufs seguirá entrando em contato com os setores e tomando as providências cabíveis. Para acessar o documento de orientações gerais, clique aqui.

TERCEIRIZADOS E TERCEIRIZADAS

A representação da Reitoria anunciou o lançamento  da Instrução Normativa 0001/2020, nos moldes da Portaria 241, dando prioridade ao trabalho remoto para serviços cabíveis. Em serviços que não suportem o trabalho doméstico/remoto, será indicado escala, revezamento e rodízio de pessoal.

Também será implementada a autodeclararão para terceirizados e terceirizadas junto à empresa, que informará à UFS. O Sintufs também solicitou a manutenção do Ticket- Alimentação no período de suspensão das atividades. Será indicado o isolamento com trabalho domiciliar para terceirizados e terceirizadas maiores de 60 anos, e outros com doenças preexistentes crônicas, graves e imunodeficientes.

A UFS se comprometeu a lançar uma série de instruções normativas contemplando estas reivindicações. Para ler a Instrução Normativa 0001/2020, publicada nesta quarta (18), clique aqui.

SALDO PARCIAL

De acordo com Fábio Farias, coordenador de Formação Política e Sindical do Sintufs, o saldo das reuniões é positivo, mas é necessário que a demanda da categoria seja contemplada por completo, como o fechamento dos ambulatórios, garantia de integridade para o pessoal terceirizado e isolamento completo para os funcionários e funcionárias de serviços não essenciais.

“O diálogo com a Reitoria seguiu em um ritmo apropriado, há uma preocupação por parte da administração da UFS para com a situação da nossa categoria e nós entendemos que isso é muito importante, mas precisamos que toda a demanda da categoria seja atendida a fim de garantir a saúde e integridade de todos e todas” afirmou.

O servidor ou servidora que se sentir prejudicado, que não tenha seus direitos resguardados, deve entre em contato com o Sintufs pelas redes sociais ou do endereço eletrônico: sintufs@fasubra.org.br.