Notícias
NOTA
Em defesa da permanência do Campus Laranjeiras
Data de Publicação: 04/01/2023
A atual direção do campus Laranjeiras possui novo caráter político frente a gestão da UFS, compreendendo que algumas mudanças e investimentos são necessárias para a consolidação do Campus naquela cidade. Nesse sentido, em abril de 2022, um breve documento com esta finalidade foi entregue ao reitor. Nesta ocasião, foi acordada a criação de Grupo de Trabalho.
No mês seguinte, o pró-Reitor de Graduação lançou portaria com o referido GT com a finalidade de “Analisar e Propor Ações de Reestruturação do Campus Laranjeiras (UFS) no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação". Entretanto, o que ocorreu foi a elaboração de um documento construído isoladamente sem os membros do Campus LAR, intitulado “Relatório sobre a situação do Campus Laranjeiras”, se contrapondo à permanência do campus Laranjeiras e apresentando como alternativa a “Transformação do Campus em um Centro de Cultura e Extensão”.
Ainda sobre o exposto acima, a PROGRAD tem utilizado a solicitação de desligamento do departamento de dança do campus Laranjeiras para o fechamento do campus, visto que com a retirada deste curso perderia o status de "campus".
Esses documentos não consideram várias perdas para a sociedade laranjeirense, a cultura e arte que ecoam em todos os espaços do município e para toda comunidade acadêmica. Ademais, o campus possui trabalhadoras/res em sua maioria terceirizadas/os que residem no município, com vínculos de trabalho muito frágeis, prejudicando a condição social dessas famílias e expondo-os à condição de desemprego num período de tantos riscos sociais. Não obstante, isso também vem acarretar prejuízos à economia local com a circulação de trabalhadores e discentes que aqui estudam e/ou residem.
Nesse sentido, o SINTUFS vem expressar o seu apoio a todo o corpo administrativo e acadêmico que compõe o campus, se coloca em defesa da sua permanência e pleno funcionamento e insiste que a gestão da UFS realize todos os procedimentos necessários para a manutenção e melhorias do Campus LAR.
São Cristóvão, 4 de janeiro de 2023.
Assembleia Geral do SINTUFS