Notícias
SINDICATO
SINTUFS cobra diálogo e ações de combate ao assédio na UFS
Data de Publicação: 10/04/2023
Em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (10), a Coordenação Executiva do SINTUFS foi recebida pelo reitor Valter Santana, e pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Thais Ettinger.
Na oportunidade, a Coordenação Executiva ressaltou a importância de garantia da atividade sindical e cobrou junto à administração demandas emergenciais, como o quadro de assédio encontrado na UFS, sobretudo nas dependências do Hospital Universitário (HU).
De acordo com informações obtidas pelo SINTUFS, algumas chefias estão deslocando técnicas e técnicos para atividade docente nas dependências do Campus da Saúde, além de deixar a organização de processos licitatórios a cargo de técnicas e técnicos de Laboratório, o que configura desvio de função.
Outra questão é a interpretação distinta por parte das chefias sobre as instruções normativas, o que vem causando conflitos com a categoria. A Reitoria se comprometeu em pautar uma reunião geral já no final de abril juntamente com o sindicato, a Progep, a Superintendência do HU, o sindicato e o próprio reitor, para dirimir problemas, combater diretamente práticas de assédio e alinhar as rotinas de trabalho.
“Estas denúncias são graves e precisamos de uma solução emergencial. O trabalho das servidoras e servidores precisa ser garantido sem desvio de função, não pode haver brecha para práticas de assédio. Esperamos que as providências encaminhadas resolvam a questão em definitivo” afirmou Wagner Vieira, coordenador Geral do sindicato.
A administração da UFS também se comprometeu em manter abertos os canais de diálogo, como reuniões mensais ou bimensais sem pauta específica, para fortalecer os canais de negociação e resolução de problemas.