Notícias

PLENÁRIA FASUBRA

Plenária da Fasubra aprova paralisação de 48h em outubro para pressionar governo

Data de Publicação: 30/09/2024

Nesse último final de semana, durante os dias 28 e 29, a Plenária Nacional da Fasubra deliberou pela aprovação do documento "Fasubra e os Desafios da Conjuntura Política", que apresenta oito temas centrais para a reflexão e organização do movimento sindical. Entre as pautas, destaca-se a paralisação de 48 horas, marcada para os dias 15 e 16 de outubro, em resposta ao recuo do governo federal em relação a pontos essenciais do acordo firmado com a categoria. O governo retirou da minuta do projeto de lei itens como o reposicionamento dos aposentados, a criação do cargo de auxiliar, a aceleração na carreira e o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).

A paralisação visa pressionar o governo a cumprir o acordo e garantir os direitos dos TAEs, que se veem, mais uma vez, diante de promessas não cumpridas.

Temas centrais para o movimento sindical

Além da mobilização, o documento aprovado traz reflexões sobre questões estratégicas, como as eleições municipais de 2024, a democratização das Instituições Públicas de Ensino Superior, a crise climática e a luta contra a privatização das universidades estaduais de São Paulo. Também foram discutidos a situação crítica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e o apoio ao povo palestino, além do respaldo ao mandato do deputado federal Glauber Braga, que defende pautas em prol da educação pública e dos trabalhadores.

(Com informações e imagens do site da Fasubra)